photo IMG_0049_zpsthsmr8hm.jpg

A meta é vacinar 297 mil animais este ano, entre cães e gatos.

 

A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou na manhã desta sexta-feira (11/11), a campanha de vacinação contra a raiva de cães e gatos, na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Messejana, Regional VI.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rosânia Ramalho, a campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais. “Todos cães e gatos podem ser vacinados, exceto aqueles que se encontrem doentes. A idade mínima para vacinação é de três meses, seguido de uma dose de reforço. Lembrando que a vacina é a única forma de garantir a saúde e proteção desses animais contra a raiva”, destacou Rosânia.

Durante a vacinação, os proprietários devem adotar algumas medidas de segurança ao levar seu animal à vacinação: o cão deve estar devidamente com guia e coleira, em caso de cão bravo deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas. Dessa forma o animal e a equipe de vacinação estarão seguros de eventuais acidentes.

Além da vacinação de animais, foram realizados shows de adestradores e exposição de maquetes educativas. Houve, ainda, a apresentação do “Vetmóvel” à população da Messejana, o qual realizou consultas, vacinações e exames gratuitos.

No local, representando o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), esteve presente o presidente em exercício da instituição, Dr. Nélio Batista de Morais, que durante fala de abertura, enfatizou a importância de campanhas de vacinação e da boa cobertura vacinal, que em conjunto com as atividades de vigilância e educação em saúde, representam as armas sustentáveis para manter a raiva sob controle na capital e nos demais municípios do Estado do Ceará. Concluiu parabenizando a cidade de Fortaleza, aos seus gestores, antigos e atuais, e a toda a equipe de médicos veterinários e demais profissionais pelos 13 anos consecutivos do controle da raiva urbana nessa cidade.

No sábado (12/11), ocorre o dia “D” de vacinação, com o oferecimento do serviço em 700 locais, no horário de 8h às 17h. A campanha antirrábica de 2016 segue até 12 de dezembro, mas nas UVZs das Regionais a vacinação ocorre durante todo ano. O município de Fortaleza está há 13 anos sem registrar casos da doença.

A meta  desta campanha é vacinar 297 mil animais este ano, entre cães e gatos em toda a cidade.

 

Maiores informações no site no Portal da Prefeitura de Fortaleza

 

Artigos relacionados
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará – CRMV-CE está profundamente consternado com o trágico falecimento do Médico Veterinário Dr. VI...
Continue lendo...
Evento tem com principal objetivo promover padronização e aperfeiçoamento de processos nas instituições representativas. Entre os dias 17 e 19/06 e 22 a 26/0...
Continue lendo...
Em nome de todos os Zootecnistas, o CRMV-CE homenageia Pedro Chagas de Oliveira Neto, por seus serviços prestados à sociedade. Pedro Chagas de Oliveira Net...
Continue lendo...