Ação acontece no grande Jangurussu, área que conta com 15% dos casos de dengue na cidade

 

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, na manhã desta quarta-feira (22/02), a Operação Inverno, no bairro Jangurussu. A atividade tem como objetivo diminuir casos de dengue e doenças ocasionadas pelo mosquito aedes aegypti, no bairro com maior incidência de enfermidades ocasionadas pelo inseto.

“Nesse primeiro balanço, estimamos que 15% dos casos da cidade inteira estejam aqui no grande Jangurussu. Por isso, temos duas ações importantes, uma de mobilização da comunidade e outra de visitas domiciliares. O nosso efetivo de 800 agentes de endemias e comunitários visitará as casas para identificar potenciais focos, e, principalmente, mobilizar lideranças comunitárias, mães e pais de famílias, escolas, equipamentos públicos e privados para serem agentes de prevenção da dengue aqui”, declarou o Prefeito Roberto Cláudio.

Serão realizadas 14.701 visitas em imóveis na região para sensibilizar a população sobre a forma correta do acondicionamento e destinação final do lixo e eliminação dos depósitos propícios para a proliferação do mosquito da dengue.

Nélio Batista de Morais, gerente da célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos, lembrou que, com a quadra chuvosa, os riscos dessas doenças aumentam. “A atenção aqui tem que ser especial para que possamos, antes do início da maior frequência da chuva, geralmente em março, intensificar as ações, eliminar todos os possíveis criadores existentes aqui, para que possamos atravessar a quadra invernosa, até o dia 30 de junho, de forma segura, sustentável, sem riscos maiores de processos epidêmicos. Agora não é só mais a dengue. Tem também o controle da chikungunya e do zika vírus. O que era complexo com a dengue, hoje triplicou com a carga de trabalho e responsabilidade”, completou.

Luiza Maria da Silva, moradora da região, contou da importância da operação. “Com esse período aumenta o risco de várias doenças. Os moradores muitas vezes não se preocupam em evitar situações de risco da dengue, ou nem sabem como, por isso parabenizo a ação. É a nossa saúde em jogo”, afirmou.

Durante a atividade, o gestor da capital anunciou ainda que após o carnaval, 14 unidades básicas de saúde do Município irão atuar como referência no diagnóstico precoce, atendimento e primeira assistência para os casos de dengue na cidade. Só na Regional VI, que possui maior frequência dos casos de dengue e presença do vetor, serão quatro.

Só em 2017 já foram mais de 400 casos de dengue confirmados, além de 1.200 notificações. No ano de 2016, houve redução em 20% no número de casos dessa doença, embora o número ainda tenha sido preocupante, com 20 mil casos.

 

Artigos relacionados
Dia 09/09 - Ações do  CRMV-CE em alusão ao Dia do Médico Veterinário   Dentro de suas atividades em alusão ao dia do Médico Veterinário (09/09), o Conselho ...
Continue lendo...
Durante o final de semana, houve um tentativa de arrombamento da sede administrativa, onde tivemos o sistema de alarme, a rede telefônica e internet danificad...
Continue lendo...
O CRMV-CE informa que contará com horários de atendimento ao público diferenciados, para promoção e implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)...
Continue lendo...