I Seminário de Atualização em Leishmaniose de FortalezaIniciativa busca fortalecimento das ações de combate à doença e formação continuada de profissionais da saúde

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) apoiou a realização do I Seminário de Atualização em Leishmaniose de Fortaleza realizado pelas Secretaria de Saúde do Município e a Célula de Vigilância Ambiental de Riscos Biológicos, ocorrido entre os dias 04 e 05 de agosto , no auditório da Escola de Saúde Pública do Estado.

O evento teve como público alvo técnicos e gestores do SUS, vinculados às áreas de controle de zoonoses e endemias transmitidas por vetores e objetiva a troca de saberes entre esses profissionais, implementado ações em prol da população.

O seminário contou com nomes como o do Presidente do CRMV-CE, Dr. José Maria do Santos Filho e Francisco Edilson Ferreira Lima Júnior, coordenador do Programa Nacional de Controle da Leishmaniose entre outros convidados.

No local foram discutidas temáticas como o do Programa Nacional de Leishmaniose, aspectos epidemiológicos dos casos humanos, de Pesquisa e perspectivas futuras, entre outros.

A ação foi contextualizada na Semana Nacional de Controle e Combate a Leishmaniose, instituída pela lei 12.604/2012, realizada entre os dias 05 e 10 de agosto.

 De acordo com Eduardo Mendola, coordenador do Programa de Leishmaniose do município, as ações do I Seminário e da Semana Nacional de Controle e Combate a Leishmaniose “vêm para intensificar as ações realizadas durante todo o ano pelo Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza (CCZ), possibilitando o compartilhamento de informações, através de grandes pesquisadores”. Informa também que entre os meses de janeiro a junho deste ano, o CCZ visitou 117.252 mil casas, realizando 46.636 exames, sendo constatados 3.784 casos.

O evento teve ampla participação dos profissionais destinados e possibilitou que esses pudessem atentar a últimas informações sobre as práticas de controle e diminuição da doença, fortalecendo suas ações.

I Seminário de Atualização em Leishmaniose de Fortaleza
Artigos relacionados
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), através do Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos (PESE), realiza no próximo dia 12 de abril...
Continue lendo...
Ação acontece no grande Jangurussu, área que conta com 15% dos casos de dengue na cidade   A Prefeitura de Fortaleza iniciou, na manhã desta quarta-feira (2...
Continue lendo...
...
Continue lendo...