morcego
(Imagem meramente ilustrativa).

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) alerta a população sobre a necessidade de vacinar cães e gatos contra raiva animal em Fortaleza e no Estado do Ceará. Nas duas últimas semanas, foram encontrados e diagnosticado dois morcegos com o vírus na Capital. Em ambos os casos, os animais infectados estavam sendo manipulados por cães.

Os morcegos foram identificados nos bairros Sapiranga e Maraponga. O primeiro caso citado, foi verificado por Naylê Holanda, membro da Comissão de Saúde Única da autarquia médico veterinária, que visualizou seu pastor alemão com o mamífero doente. O pet, por sorte, não adquiriu a doença.

Outros morcegos já foram encontrados caídos no chão e deram positivos para a raiva e confirmados laboratorialmente em Fortaleza. Isso representa um grande risco tanto à população humana, quanto animal. Temos que vacinar nossos animais de estimação para que possamos cuidar tanto da saúde deles, quanto da nossa”, Declarou a Dra. Naylê, que já atuou por dez anos como coordenadora do programa da raiva estadual no Ceará, lembrando que o vírus da raiva está circulando entre esses animais na Cidade.

Frequentemente, os morcegos quando doentes com a zoonose tem paralisia nas asas e caem no chão, principalmente durante o dia. É necessário ter bastante cuidado com esses animais caídos, pois muitas vezes, embora aparentem estar mortos, podem estar vivos e terem a ação de morder seres humanos e animais.

Lembramos que os morcegos são animais importantíssimos para o equilíbrio ecológico do meio ambiente, participando do reflorestamento, polinização, controle de insetos e pragas, não devendo serem mortos pelos seres humanos.

Dia 09/09 – O Médico-Veterinário também cuida de você

Durante a semana do dia do médico-veterinário (09/09), o CRMV-CE reforça nas mídias que os médicos-veterinários também atuam na prevenção de doenças humanas e no equilíbrio animal e ambiental.

Entre os exemplos, estão os programas de controle de zoonoses e arboviroses desenvolvidos, também por médico-veterinários, que diminuem casos e riscos de contaminação de zoonoses pelos seres humanos.

A nossa atuação também tem uma grande contribuição para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, aumentando a oferta de proteína de origem animal na mesa do cidadão. Ela possibilita mais saúde na vida de todos”, declaro Célio Pires Garcia, presidente do CRMV-CE, que enfatizou o slogan da campanha do 09/09 desse ano – O Médico-Veterinário também Cuida de Você.

Artigos relacionados
  A Faculdade de Medicina Veterinária da UECE informa que o Curso de Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal e Noções em Encefalo...
Continue lendo...
  O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) parabeniza duas de suas servidoras, Patrícia Pereira dos Santos (Chefe do Setor de...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) promoveu Seminário sobre o amparo legal de procedimentos relativos à Leishmaniose Vis...
Continue lendo...