photo unnamed_zpsah85kh0b.jpg

Ação possibilitou ampliação de conhecimentos na área a estudantes e médicos veterinários

  

Dentro das atividades promovidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), em alusão ao dia do médico veterinário, ocorreu hoje (08/09), no auditório Central da UECE, o Seminário “A Medicina Veterinária e a saúde pública na perspectiva de uma saúde única”, ação desenvolvido pela Comissão Assessora de Saúde Pública do órgão estadual.

 

O evento abordou temáticas importantes ligadas à Saúde Pública e o campo de atuação do médico veterinário na área, com palestras e debates, buscando fortalecer o setor, que vem ampliando atividades junto a medicina veterinária, possibilitando fortalecimento de atividades e prevenção de zoonoses e doenças humanas.

 

De acordo com o presidente do CRMV-CE, Célio Pires Garcia, este momento representou um marco , local onde médicos veterinários e futuros profissionais da área puderam ter contato com as últimas novidades, aprofundando conhecimento, além de ser enriquecedor para os estudantes. Ressaltou, ainda, a grandiosidade de contar com alunos e profissionais de todos os centros de ensino da medicina veterinária do Ceará, sendo a primeira vez que isto acontece, uma fonte riquíssima de intercâmbio entre as instituições.

 

Já Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), José Jackson Coelho Sampaio, que sediou o evento, aproveitou para congratular o seminário. “ Um momento como esse é, ao mesmo tempo que é de celebração e alegria, é de produção de conhecimento. Como a vida acadêmica, ninguém apenas celebra, temos que pesquisar e ensinar. Neste dia que celebramos, o dia que coincide com o dia em que a profissão foi regulamentada em 1933, a gente aproveita para parabenizar todos os médicos veterinários do estado do Ceará, independente de terem sido formados pela UECE, e colocamos nossas estruturas, possibilidades de formação continuada à disposição de todos”, disse.

 

Entre as temáticas discutidas na atividade estiveram as das Zoonoses virais emergentes e Respostas aos surtos e emergência de saúde pública, O papel do Médico Veterinário na Atenção Primária em Saúde – Experiência do município de Maracanaú, Evidências Científicas de Estudos Experimentais e Judiciação do Termo na Saúde Pública no Tratamento da Leishmaniose Visceral Canina , Defesa Sanitária no Contexto da Saúde Pública e, por último, Alimento Seguro – do Campo à Mesa, além de mesas de debates.

 

Márcio Garcia, coordenador da Coprom/Sesa e palestrante, lembrou que esta atividade faz parte de uma das ações da semana comemorativa. “Amanhã comemoramos o dia do médico veterinário. Em alusão, hoje, fazemos esse momento específico do papel do médico veterinário na saúde pública. A gente reúne mais de 300 pessoas, entre profissionais e estudantes. Aqui falamos um pouco sobre o papel do médico veterinário na saúde pública, que se relaciona diretamente com a qualidade de vida da população”, declarou.

 

Bárbara Uchôa (23), estudante do curso de medicina veterinária da UECE, agradeceu o evento, lembrando da célebre atividade, que muito vem a contribuir aos alunos da área. “Essa semana é muito importante, pois ela atribui alguns fundamentos e grandiosidade do trabalho do médico veterinário. Muita gente pensa que este profissional só atua na clínica de pequenos animais, mas existem diversas áreas que tem fundamental importância para a sociedade. O CRMV-CE, a UECE e as demais instituições envolvidas estão de parabéns pela ação”, afirmou.

 

O momento se apresentou como a congregação de profissionais, estudantes e pesquisadores, para mostrar a importância da medicina veterinária na saúde pública, destacando também uma necessidade de uma melhor formação desses profissionais e estudantes, nas graduações, nos cursos de medicina veterinária, para ampliação das ações na área.

 

 

Outras impressões e pontuações sobre o evento

 

Prof. Dr. David Soeiro Barbosa – Universidade Federal de Minas Gerais

“Hoje, trouxemos essa abordagem do ponto de vista da epidemiologia, das análises dos estudos experimentais, e, acreditamos que consigamos avançar nos próximos anos em ter melhores protocolos que ocorram dentro da legalidade com o debate no país. Considerando o tema, saúde única, é importante mencionar que a veterinária precisa de gente nova, gente que se interesse pela saúde pública, que busque dialogar de forma transdisciplinar e multiprofissional, discutindo a saúde coletiva com as outras categorias profissionais, de forma a ser mais resolutiva para saúde humana, animal e ambiental.

 

Marília de Oliveira Taumaturgo – Coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNIFOR

 

“É um prazer para gente participar, sendo importante para a veterinária e alunos que estão iniciando o curso compreender que a veterinária tem um campo de atuação muito grande, que a sociedade tem mostrado algumas pequenas áreas que estão em moda. Mas existe um ciclo, no passado eram grande animais, hoje podemos ver a saúde pública e várias outras áreas que estão dentro do campo da veterinária em toda sua complexidade. A interação entre os alunos de instituições diversas só enriquece a todos”.

 

Veja galeria do evento

Artigos relacionados
  Hemofilia também pode acometer cães machos O Jornal Diário do NE de hoje (30/06) publicou matéria sobre hemofilia que pode, também, acometer animais. Seg...
Continue lendo...
MISSA DE 7º DIA - DR. GERSON DE OLIVEIRA E SILVA O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) convida, com pesar, os amigos e fam...
Continue lendo...
Procure viver cada dia por vez, sem gerar sofrimentos por ansiedade e criação de expectativas. A busca pelo equilíbrio e a aceitação  do hoje fazem parte de u...
Continue lendo...