WhatsApp Image 2021 06 10 at 09.31.47

Vice-Presidente Daniel Viana compartilhou práticas desenvolvidas no Conselho cearense

 

O Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), Dr. Daniel Viana, esteve, durante esta semana, em visita de cortesia ao CRMV-MS para compartilhar as práticas exitosas na área de perícia e apuração de crimes ambientais desenvolvidas em parceria entre o Conselho cearense e a DPMA (CE). O Gestor participou de encontro com o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, que recebeu na tarde desta quarta-feira (9), também, Rodrigo Piva, presidente e representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul, gestores da Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (Fapec) e o deputado estadual(MS) José Carlos Barbosa, para discutir a questão de abusos, maus-tratos e perícias em animais domésticos e silvestres.

“O crime ambiental sempre existiu, bem como os maus-tratos, pautas muito importantes e por isso a gente procurou as entidades do Ceará para oferecer a nossa expertise nas perícias e fizemos uma proposta conjunta de ações que vem dando certo”, destacou o veterinário Daniel aos presentes.

Na quinta-feira (10), foi a vez de audiência com o Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Luciano Loubet, onde foi discutida a necessidade de perícia médico-veterinária oficial para apuração de crimes ambientais naquele estado.

WhatsApp Image 2021 06 10 at 09.32.42

O vice-presidente do CRMV-CE, Daniel Viana expôs as experiências exitosas no estado do Ceará, envolvendo o Ministério Público e as polícias envolvidas no combate aos crimes ambientais, sendo sua atuação de forma voluntária para fortalecimento e legitimidade dos atos investigatórios, especialmente após a modificação da Lei-sanção, que aumentou a pena e tornou mais complexa a apuração e processamento das denúncias de maus-tratos envolvendo cães e gatos.  “A experiência no estado de Ceará tem sido muito exitosa neste campo de atuação, pois o Conselho conseguiu atender às demandas iniciais do poder executivo e judiciário na elucidação de celeumas envolvendo áreas da medicina veterinária, com discussão e busca incessante por mecanismos de eficiência na apuração de fatos criminosos, colaborando com a sociedade para coibir os crimes e diminuir a sensação de impunidade.” Informou Daniel.

O médico-veterinário cearense ainda realizou palestra fechada para a Comissão de Medicina Legal do CRMV-MS, membros da polícia militar e atuantes na área do bem-estar animal.

Artigos relacionados
⏳💰Última chamada para pagar a Anuidade 2021 sem juros! Estamos na última semana para o pagamento da anuidade 2021 em parcela única do valor integral, sem o ...
Continue lendo...
Presidente da instituição, Dr. Célio Pires Garcia, congratulou novos conselheiros paraibanos. O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Es...
Continue lendo...
  Ementa:Dispõe sobre as medidas temporárias de funcionamento do CRMV-CE como forma de prevenir a transmissão do coronavírus – COVID-19. O Presidente do Con...
Continue lendo...