WhatsApp Image 2023 11 13 at 11.27.58

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) conscientiza sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata em animais do sexo masculino. A doença, que é conhecida por acometer homens, também pode ser diagnosticada em pets.

“ O Novembro Azul tem como objetivo reforçar entre os tutores a necessidade de exames em cães e gatos machos, especialmente nos animais de meia-idade e idosos, bem como sobre o papel da castração. Lembramos que é importante ter o acompanhamento médico-veterinário durante toda a vida do pet. Na velhice, os cuidados devem ser redobrados”, informou o Presidente do CRMV-CE Francisco Atualpa Soares Junior.

Apesar da incidência ser baixa em pets, as neoplasias prostáticas (câncer de próstata) podem ser agressivas e evoluir rapidamente para metástases. As hiperplasias (aumento do número de células num órgão ou num tecido) prostáticas são mais comuns, aparecendo em cães com idade a partir de 6 a 7 anos. Tumores testiculares também são observados em animais mais idosos.

Prevenção

Para prevenir as doenças da próstata, a castração é considerada o método mais efetivo. O ideal é que o animal seja castrado por volta de 1 ano de idade (cães pequenos e gatos – quando possível) e os cães grandes perto dos 18 meses.

Além disso, a castração previne outras doenças, como a infecção na próstata, o abcesso prostático, o cisto prostático e a Hiperplasia Prostática Benigna. A castração minimiza as chances do seu animal desenvolver doenças graves. Outro ponto importante é oferecer ao pet uma alimentação balanceada.

Sintomas das Doenças de Próstata

· Perda de apetite

· Micção frequente

· Tenesmo urinário (esforço para urinar, com pouco sucesso)

· Constipação

· Bolo fecal de formato irregular

· Urina sanguinolenta

· Febre

· Dor abdominal

· Corrimento uretral

· Andar enrijecido

Tratamento

Nos casos de infecções, geralmente se opta pela utilização de antibióticos por período prolongado (mínimo de quatro semanas), enquanto nos de abscesso e cistos prostáticos, a drenagem das lesões precisa ser acompanhada de antibioticoterapia e castração. Já quando é constatada a Hiperplasia Prostática Benigna, o tratamento se volta à castração do animal.

O tratamento para o câncer de próstata, conscientizado pelo Novembro Azul pet, consiste na remoção da glândula, uma cirurgia delicada, pois a uretra passa por dentro da próstata. Em alguns casos é utilizada a radioterapia e/ou quimioterapia para realizar um controle local da doença. Porém, muitas vezes não há como reverter o mal causado pela doença.

Artigos relacionados
Com o compromisso “Inovação e Transparência”, a atual gestão do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) vem investindo em tecnologia da informação des...
Continue lendo...
ART Anotação de Responsabilidade Técnica - Eventos ART Anotação de Responsabilidade Técnica - Geral Baixa de RT - Empresa Registro Requerimento Padrão Canc...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) parabeniza todos os professores médicos-veterinários e zootecnistas pelo seu dia. Sem...
Continue lendo...