(Notícia veiculada no Jornal Diário do Nordeste do dia 10/05/2016)

 

Reunião teve como base anúncio do campus da UFCA para Lavras da Mangabeira

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta segunda-feira (9) que o município de Lavras da Mangabeira, na região Centro-Sul do Ceará, vai ser beneficiado com a instalação de um campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Num primeiro momento, a cidade terá cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, além de futuros cursos de pós-graduação na área de Ciências Agrárias.

O anúncio foi feito após reunião com o governador Camilo Santana e o prefeito de Lavras da Mangabeira, Dr. Tavinho.

“Estamos ajudando a realizar um sonho para os moradores de Lavras da Mangabeira e de toda a região. A unidade será fundamental para promover a formação profissional e acadêmica, na área de ciências agropecuárias no Cariri”, disse o governador Camilo Santana.

O secretário Mauro Filho (Fazenda), o assessor especial para Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann, e o deputado federal José Guimarães também participaram do encontro.

A decisão administrativa do MEC de instalar um campus da UFCA em Lavras da Mangabeira contou com a participação direta do senador Eunício Oliveira, que lutou pelo empreendimento. 

Segundo o acordo de cooperação firmado entre o Ministério da Educação e o Governo do Estado, o campus da universidade funcionará nas instalações da EEEP Professor Gustavo Augusto Lima. “Os cursos terão impacto direto no crescimento econômico da região”, cita o documento do MEC.

A UFCA nasceu com campus em Barbalha, Brejo Santo e Icó. Agora ganha uma expansão, na cidade de Lavras da Mangabeira. 

Institutos Federais 


Ainda nesta segunda-feira, em solenidade realizada no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a criação de 41 Institutos Federais de Educação, sendo cinco no Ceará. Os Institutos Federais serão implantados nos municípios de Itapipoca, São Gonçalo do Amarante (Pecém), Paracuru, Boa Viagem e Horizonte.

 

Artigos relacionados
A pauta do dia foram os processos da gestão de patrimônio.   A segunda semana de trabalho dos colaboradores dos Conselhos Federal e Estaduais de Medicina Vete...
Continue lendo...
...
Continue lendo...
  O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) promove durante o Abril Laranja, mês de Prevenção à Crueldade Animal, campanha de fo...
Continue lendo...