Geral

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) realizou, na última sexta-feira (15/05), a primeira Solenidade de Entrega de Carteiras Profissionais na modalidade virtual da história do órgão. A ação reafirma o compromisso do Conselho cearense com a manutenção de suas atividades, promovendo-as de forma a salvaguardar à saúde dos inscritos e colaboradores nesse período de pandemia da Covid-19.

Os novos profissionais foram informados pelo Presidente do CRMV-CE, Dr. Célio Pires Garcia, via chamada de vídeo, sobre as diversas atribuições do Conselho e de sua Diretoria, além de questões relativas às atividades profissionais, a exemplo das de responsável técnico.

A importância e obediência ao Código de Ética Profissional também foi compartilhada pelo Presidente, assim como os procedimentos relativos à regulamentação de eventos agropecuários, tratamento da Leishmaniose Visceral Canina, acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária pelo CFMV, divulgação e propaganda dos serviços Médicos Veterinários e Zootécnicos, as etapas de instauração de processos Ético-Profissional (PEP) e o combate aos falsos profissionais, também estiveram entre os temas pautados.

Logo em seguida, os novos inscritos proferiram o juramento, de acordo com a Legislação do Sistema CFMV/CRMVs, quando conheceram o número de registro profissional. As cédulas físicas de identidade serão disponibilizadas posteriormente, de acordo com os critérios desenvolvidos pelo setor de Registro e Cobrança, de forma a promover segurança da saúde de todos.

Solenidade

Neste momento tão caótico em que a sociedade se encontrar, de temor e redução da circulação social, ter a oportunidade de contar com essa solenidade de maneira remota foi gratificante, declarou a zootecnista Cleane Pinho da Silva que completou, agradeço a dedicação do Conselho e do Presidente em manter a solenidade acolhedora, mesmo eu sendo a única Zootecnista presente no evento, fazendo questão de lembrar com palavras honrosas o meu tão amado curso e minha profissão, disse.

Já o méd. vet. Gilderlandio Pinheiro Rodrigues, contou estar feliz com a ação online desenvolvida. Muito embora estejamos em um momento de pandemia, o Conselho , dentro de suas restrições, vem conseguindo atender a sua demanda, a exemplo dessa Solenidade Virtual. O evento esclareceu algumas dúvidas sobre o início da profissão, deveres e princípios éticos que médicos-veterinários devem exercer, no intuito de manter sempre seu Código de Ética intacto. Contou o profissionoal, lembrando que, embora em formato online, a ação lhe comoveu . Mesmo estando em casa foi perceptível que a solenidade trouxe igual emoção de um evento presencial, com aplausos, risos, agradecimentos, entre outros, afirmou, agradecendo pelos esforços promovidos.

A solenidade virtual foi realizada levando em considerando as medidas restritivas de isolamento social para enfrentamento de calamidade pública reconhecida pelo estado do Ceará e da emergência na saúde pública de importância internacional, decorrente do coronavírus.

Artigos relacionados
O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, pelo que preconiza a Resolução n° 591, 26/06/92 do CFMV, art. 11, alínea “a”, e ...
Continue lendo...
Representantes das principais instituições do segmento e reconhecidos estudiosos possibilitaram troca de experiências aos estudantes e profissionais cearenses d...
Continue lendo...
Aguardando contéudo....
Continue lendo...