FiscalizaçãoDPMACRMV13.04

foto: DPMA

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE), junto à Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), realizou ação de resgate de animais que sofriam maus-tratos, na manhã da terça-feira, 13 de abril. No local, o jardim mal cuidado e muita sujeira espalhada denunciam o total abandono de uma propriedade residencial no Centro de Fortaleza, que dentro, tinha quatro cães, sete gatos e um pássaro engaiolado, deixados por seus antigos donos.

A fiscalização ocorreu após o recebimento de denúncia, quando equipe policial e do Conselho estiveram no local, atestando a veracidade das informações. O resgate dos animais contou com profissional do CRMV-CE para verificar a condição de saúde dos animais. A veterinária Thaís Câmara, especialista em Medicina Veterinária Legal, atestou a configuração de abandono e da condição de maus-tratos. “Os gatos estavam presos num quarto sem rota de fuga, sem alimentação e com fezes por todos os lados. Uma das cadelas está com doença de pele (sarna); já o pássaro, uma calopsita, estava estressada. Tudo em meio a muita sujeira e insalubridade”, detalhou.

Os proprietários da casa foram chamados ao local e tomaram ciência da situação de flagrante. De lá, eles foram conduzidos para a Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA), que instaurou inquérito policial por portaria para apurar o crime de maus-tratos aos animais. Dois dos quatro cães e o pássaro foram adotados por vizinhos, na ocasião, sendo nomeados pela DPMA com fiéis depositários para cuidar desses animais até posterior decisão da Justiça. Já os outros bichos tiveram como destino o Abrigo São Lázaro, organização não-governamental que é parceira contumaz nas ações policiais.

Artigos relacionados
CONVOCAÇÃO - SEMINÁRIO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA 2016   O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, pelo que preconiza a R...
Continue lendo...
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) conseguiu vitória em primeira instância após solicitar retificação na justiça do conc...
Continue lendo...
...
Continue lendo...