WhatsApp Image 2021 05 14 at 12.59.39

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE) repudia veemente a declaração do Prefeito de Sobral, Ivo Ferreira Gomes, sobre questionamento feito em mídia social relativa à não vacinação prioritária de médicos-veterinários. Em resposta à pergunta feita por usuário do Instagram, no Story da ferramenta , Ivo Ferreira Gomes respondeu em caráter jocoso que médicos-veterinários talvez não sejam prioridade na vacinação contra COVID-19.

Nós da Diretoria do CRMV-CE, reforçamos que a falta de conhecimento do Gestor causa espanto à instituição e compartilhamos com o mesmo e a sociedade, para esclarecimentos, que, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a COVID-19, que delimita em seu Anexo I, página 83 e 84, os grupos prioritários de vacinação, médicos-veterinários e auxiliares veterinários são prioridade na vacinação contra COVID-19, conforme a seguir:

“ Considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêucos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares)”.

Lembramos, ainda, que, o Médico-Veterinário é um profissional da saúde reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), conforme exposto na Resolução nº 287 de 08 de outubro de 1998 e sendo partir do ano 2011 de acordo com a Portaria MS/GM nº 2488/2011, inseridos nas equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).

Ressaltamos que os profissionais da Medicina Veterinária atuaram e continuam trabalhando durante todo o período da pandemia, como profissionais prioritários, prestando seus serviços para resguardar a vida humana e animal, colocando-se em risco eminente de contração da doença e seus riscos.

Dito isto e em conhecimento da legislação e direitos de Médicos-Veterinários, solicitamos ao Prefeito de Sobral, Ivo Ferreira Gomes, cumprimento no que determina o Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a COVID-19.

Artigos relacionados
  CONVOCAÇÃO - SEMINÁRIO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA 2018 - FORTALEZA O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, pelo que...
Continue lendo...
  A Méd. Vet. Larissa Leão Ferrer de Sousa é médica-veterinária da Secretaria da Saúde do Ceará, Especialista em Vigilância Sanitária pela Escola de Saúde Pú...
Continue lendo...
  Pessoas físicas e jurídicas poderão realizar acordos com desconto para o pagamento de débitos referentes a anuidades, multas, taxas e outras obrigações fin...
Continue lendo...