WhatsApp Image 2023 10 23 at 10.57.07

 


Durante todo o mês de outubro, o CRMV-CE realiza a Campanha Outubro Rosa, como uma forma de alertar a população sobre os riscos do câncer de mama.

O principal alvo da mobilização social são as mulheres, mas a ação também é importante para a saúde animal: estima-se que a incidência de câncer de mama em cadelas seja de 45%, e que aproximadamente 30% das gatas sejam diagnosticadas com a doença.

Os tutores devem ficar alerta para o aparecimento das lesões, que podem ser únicas ou múltiplas. As neoplasias têm tamanhos variando de milímetros a vários centímetros, e podem acometer uma ou mais glândulas. O exame feito por um médico-veterinário vai revelar se o tumor é benigno ou maligno. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura para o animal.

“O médico-veterinário é o único profissional capaz de dar o exato resultado e encaminhamentos para a prevenção e combate do câncer de mama em animais. Leve sempre o seu animal ao veterinário. É ele quem pode estabelecer o diagnóstico precoce dessa e de tantas outras doenças”, declarou Francisco Atualpa, Presidente do CRMV-CE.

Cor-de-rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama nas mulheres. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.


Recentemente, o mês tem sido usado como um período de alerta para que os proprietários evitem a doença em animais. Esse é o terceiro ano da Campanha Nacional de Prevenção Contra o Câncer de Mama em Animais de Companhia.

Artigos relacionados
PORTARIA nº. 009/2019 Ementa: Normatizar o funcionamento do CRMV-CE nos dias 18 e 19 de abril de 2019 e dá outras providências.   O Presidente do Conselho Re...
Continue lendo...
Acesse o link do formulário do II SEMINÁRIO DE RT – ONLINE – PARA MÉD. VETS. E ZOOTECNISTAS 2022, realizado no dia 22/11/2022. O questionário ficará disponíve...
Continue lendo...
A juíza Federal Titular da 6ª Vara/DF, Ivani Silva da Luz, proferiu favoravelmente na ação coletiva n. 1041299-56.2020.4.01.3400, de autoria do Anffa Sindical...
Continue lendo...