42883151 98A7 4A5F 8115 3C59AD0A4AC2

VOCÊ SABE O QUE FAZ O RT EM LATICÍNIOS

Entre as obrigações e responsabilidades do RT em laticínios, os profissionais devem atuar para registrar o estabelecimento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assim como no CRMV-CE.

Além disso, precisa de conhecimento técnico de todas as etapas de produção, por exemplo, os diferentes tipos de derivados lácteos em produção no estabelecimento, podendo assim garantir o fluxograma de produção e orientar quanto aos aspectos de qualidade, especialmente em relação aos produtos fabricados, sendo eles pesagem, estocagem de matéria-prima, revisão do material de rotulagem, adequada utilização dos equipamentos, amostragem de matérias-primas e produtos acabados para testes internos e qualidade da água utilizada na indústria.

Ao profissional, é necessário conhecimento dos relatórios técnicos dos produtos, quando do registro no Ministério da Agricultura e/ou da ADAGRI-CE, de acordo com os modelos vigentes, providenciando as alterações que forem solicitadas pelo órgão competente.

Além de orientar e avaliar os testes de controle de qualidade realizados com os produtos e com as matérias-primas, ficando, ao seu critério, a aprovação ou reprovação dos produtos; garantir a qualidade dos produtos que necessitem de refrigeração para que estejam acondicionados adequadamente, mantendo registros de monitorização da temperatura; as amostras dos produtos fabricados, assim como os registros de produção e controle sejam mantidos devidamente assinados, em número suficiente e pelo período de tempo especificado na legislação vigente.

Ele deve informar quanto aos cuidados na higiene de equipamentos industriais, aos aspectos de higiene pessoal dos funcionários, sua paramentação e procedimentos adotados no ambiente de trabalho; adotar medidas preventivas e reparadoras à possíveis danos ao meio ambiente, provocados pelo estabelecimento; implantar o monitoramento de programa de manejo e controle integrado de pragas e vetores; orientar quanto à geração, classificação, armazenamento, tratamento, coleta destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e líquidos gerados pela atividade, de acordo com a legislação federal, estadual e/ou municipal vigente.

Artigos relacionados
  O CRMV-CE deseja um feliz dia das mães a todas as mães médicas-veterinárias , zootecnistas e suas genitoras. Aproveite para celebrar com seus filhos em un...
Continue lendo...
Iniciativa busca fortalecimento das ações de combate à doença e formação continuada de profissionais da saúde O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Es...
Continue lendo...
    Dentro dos esforços para a promoção da vacinação prioritária de médicos-veterinários cearenses contra à COVID-19, o Conselho Regional de Medicina Veteriná...
Continue lendo...